27/08/2024 às 07h16min - Atualizada em 27/08/2024 às 07h16min

DropTeam, equipe de eficiência energética do Campus Erechim do IFRS, vai ao Rio de Janeiro em busca do tetra na Shell Eco-marathon Brasil 2024

Edição deste ano ocorrerá de 27 a 30 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Recorde da competição entre protótipos latino-americanos é da DropTeam, com 716km/l, em 2023

IFRS
IFRS/ Divulgação
Dos dias 27 a 30 de agosto, a DropTeam, equipe de eficiência energética do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), participará da Shell Eco-marathon Brasil 2024, concorrendo com protótipos brasileiros e da América Latina em torno de um objetivo comum: percorrer grandes distâncias com a menor quantidade de energia possível. Na edição do ano passado, a equipe bateu o recorde de desempenho em pista brasileira, com a marca de 716 quilômetros por litro (km/l) de combustível, garantindo a posição de tricampeã na competição, que acontece no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Além da medição do consumo de combustível, a competição deste ano levará em conta o consumo elétrico envolvido na partida do carro e em sua atividade na pista, como explica o professor e coordenador do projeto, Airton Campanhola Bortoluzzi: "Agora eles consideram a distância percorrida e a energia total consumida. O combustível mais o elétrico, que é a bateria. Então a gente buscou aumentar a eficiência elétrica porque em relação ao carro não mudamos praticamente nada desde os Estados Unidos".

Além de Airton, estarão presentes nesta edição da competição a professora Luciara Villar e os estudantes Eduardo Andreolla, Eduardo Neyhaus Cristiano, Felipe Augusto Salini, Isabelle Storti, João Vendruscolo, João Bagnara, Jonas Sachet, Laisla Karen Portella e Maurício Butelli.


Criada em 1939, a Shell Eco-marathon começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguiria ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Lançado oficialmente em 1985, na França, o programa disponibiliza uma plataforma para equipes de ensino médio e universitário explorarem aspectos de design e tecnologia, utilizando habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para construir seus próprios carros ultra eficientes em termos de energia e, em seguida, levá-los para competir na pista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp