Tendo como tema a atenção integral ao paciente crônico, teve início na segunda-feira, 26, às 19h30min, a XXV Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da URI, que tem seguimento até quinta-feira, 29.
A recepção aos participantes do evento foi com um momento cultural proporcionado pela Orquestra Sinfônica da Associação Batista de Ação Social de Erechim, regida pelo Maestro Maurício Castelli.
A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes lideranças: o Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz; a Coordenadora do Curso, Angela Brustolin; a Enfermeira Daniele Pecinini, representante da Secretaria da Saúde; o Coordenador Regional de Saúde, Paulo Antonio Rucinski; a Enfermeira Neiva Pesavento, Superintendente Assistencial da Fundação Hospitalar Santa Terezinha; a Enfermeira Cristiane Marcioski, Gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação e Diretora Executiva da Unimed Erechim; Jaqueline Greselle, Coordenadora da Área Técnica do Hospital Santa Mônica; Enfermeira Taís Neis, Gerente Assistencial do Hospital de Caridade; e o Acadêmico Rafael José Ostrowski, representando os acadêmicos do Curso.
A Coordenadora Angela Brustolin agradeceu de forma especial a turma 2020 que, com o apoio dos professores, construíram e organizaram a Semana Acadêmica. Salientou, igualmente, que o Curso de Enfermagem, ao longo de seus 27 anos, tem entre seus objetivos, propor momentos de atualização, reflexão e complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, razão pela qual programa, anualmente, a Semana Acadêmica.
Este ano, disse, o objetivo é debater o cuidado integral ao paciente crônico. “Cabe destacar que a Enfermagem tem sido marcada pela dedicação e pelo cuidado integral ao ser humano”, frisou a professora. “No entanto, a Enfermagem evoluiu, adaptando-se às novas demandas da sociedade e aos avanços da ciência. É neste cenário que a Enfermagem desempenha um papel crucial na assistência ao paciente crônico”, frisou ela.