28/08/2024 às 12h22min - Atualizada em 29/08/2024 às 06h03min

Governo oferecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias

O projeto da Política Nacional de Transição Energética estabelece as diretrizes que vão nortear a estratégia para a transição energética

Portal Leouve - Brasil
https://leouve.com.br/geral/meio-ambiente/governo-oferecera-gas-de-cozinha-para-20-milhoes-de-familias


O governo federal anunciou o fornecimento de botijões de gás para mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025. A medida reforça iniciativas governamentais que veem, no setor energético, papel estratégico para que o Estado cumpra suas funções sociais, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Transição Energética.

Política Nacional de Transição Energética

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a Política Nacional de Transição Energética (PNTE) representa um passo decisivo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir com a sustentabilidade do planeta.

A política foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A expectativa é que, com ela, o país tenha potencial para receber, em 10 anos, cerca de R$ 2 trilhões em investimentos na chamada economia verde, o que pode resultar na geração de 3 milhões de empregos.

“Energia eólica, solar, hídrica, biomassa, biodiesel, etanol, diesel verde, captura e estocagem de carbono, combustível sustentável de aviação, hidrogênio verde é o renascimento da indústria do Brasil em bases sustentáveis. É agregação de valor ao produto brasileiro produzido com energia limpa e renovável, é oportunidade para impulsionar o uso do nosso conteúdo local”, destacou, em nota, o ministro.

O projeto estabelece as diretrizes que nortearão a estratégia brasileira para a transição energética.

Implementação da política

O Ministério de Minas e Energia explica que a política terá dois instrumentos centrais para sua implementação:

“O primeiro traz a participação da sociedade, com a criação do Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte), onde serão ouvidos diversos atores públicos e privados para construção coletiva permanente sobre o tema.”

Esse fórum será um espaço de diálogo, escuta e acolhimento de proposições dos membros para desenvolvimento de um projeto de transição energética justa e inclusiva.

“Já o Plano Nacional de Transição Energética (Plante) será elaborado como um plano de ação, no âmbito da política energética, articulado com outras iniciativas governamentais, como o PAC, o Plano Clima, a Nova Indústria Brasil e o Pacto pela Transformação Ecológica”, acrescentou.

O Plante é estruturado em dois eixos. O primeiro, de abordagem setorial, contempla setores industrial, transportes, elétrico, mineral e petróleo e gás natural. O segundo, de abordagem transversal, é focado em marcos legais e regulatórios, combate à pobreza energética e desigualdades e ambiente atrativo para investimentos.

A notícia Governo oferecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias foi publicada no Portal Leouve.



Fonte: https://leouve.com.br/geral/meio-ambiente/governo-oferecera-gas-de-cozinha-para-20-milhoes-de-familias
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp