Nesta quinta-feira (29), a partir das 16 horas, no espaço do Governo Federal, a Conab e o Grupo Hospitalar Conceição assinarão um acordo de cooperação técnica para apoiar cozinhas solidárias que estão em atividade na Zona Norte de Porto Alegre e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Os objetivos são melhorar a saúde da população, a partir da alimentação, e combater a fome.
O GHC fará a doação de equipamentos e será responsável pela orientação nutricional junto às cozinhas, para que elas atendam com maior qualidade. "A Conab vai garantir alimentos por meio do PAA, para que essas cozinhas possam fornecer uma alimentação adequada, saudável e em quantidade suficiente para as pessoas que passam fome. Nós queremos reduzir a sobrecarga do sistema de saúde, porque a má alimentação e a falta de alimentação acarretam doenças, inclusive as crônicas não transmissíveis, que são as que mais matam no Brasil e no mundo", acrescenta o Pretto.
Ainda durante a Expointer, serão formalizados projetos do PAA para atender outras cozinhas solidárias do estado, contemplando cinco cooperativas de Gravataí, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Santana do Livramento. O investimento do governo federal na compra de produtos dos agricultores familiares passará de R$ 3,5 milhões. Os projetos prevêem a entrega de hortifrutis, carnes e leite em pó a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar nas cidades de Viamão, Porto Alegre, Santana do Livramento e Pelotas.
A Expointer é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, e conta com o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac), da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e da prefeitura de Esteio.