O corpo de Santa Teresa de Ávila, uma das mais veneradas santas da Igreja Católica, foi encontrado em perfeito estado de conservação quase cinco séculos após sua morte, ocorrida em 4 de outubro de 1582. A Diocese de Ávila, na Espanha, anunciou a descoberta nesta quarta-feira (28), após a abertura de seu túmulo no Mosteiro das Carmelitas Descalças, em Alba de Tormes.
De acordo com o postulado geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, Padre Marco Chiesa, o corpo da santa permanece nas mesmas condições da última verificação, realizada em 1914. A revelação provocou grande emoção entre os fiéis e despertou o interesse de estudiosos do fenômeno da incorruptibilidade, considerado um sinal de santidade.
Embora a Igreja Católica já não considere a incorruptibilidade um milagre necessário para a canonização, a preservação dos corpos de santos, como Santa Rita de Cássia e Santa Bernadete de Lourdes, que também se mantêm intactos há séculos, continua a fascinar devotos e cientistas.
Nascida em 1515, em Ávila, Espanha, Santa Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, foi uma importante mística e reformadora da Igreja. Ela fundou a Ordem das Carmelitas Descalças e é autora de escritos profundos sobre teologia mística, como "O Livro da Vida" e "O Castelo Interior", considerados obras-primas da literatura espiritual.
Canonizada em 1622, Santa Teresa de Ávila teve sua festa estabelecida em 15 de outubro e foi a primeira mulher a receber o título de doutora da Igreja, em reconhecimento à sua significativa contribuição à teologia cristã.
Fonte: Terra Brasil Notícias.