02/09/2024 às 09h06min - Atualizada em 02/09/2024 às 09h06min

13 pessoas são presas pela PF por crimes contra a Caixa no RS

As prisões foram realizadas em Santana do Livramento e em Porto Alegre.

A Polícia Federal (PF) desmantelou um grupo criminoso especializado em utilizar documentos digitais falsificados para aplicar golpes contra a Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul. A operação, realizada na sexta-feira (30) com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na prisão em flagrante de 13 pessoas, incluindo oito homens e cinco mulheres, em Santana do Livramento e Porto Alegre.

De acordo com a PF, o grupo operava de maneira altamente organizada e sofisticada, explorando vulnerabilidades no sistema financeiro digital para obter lucros ilegais. As investigações apontaram que o grupo começava suas atividades obtendo ilegalmente dados pessoais de terceiros, utilizando métodos como phishing, compra de informações em mercados ilegais e, em alguns casos, invasão de sistemas de empresas que armazenam esses dados.

Com essas informações em mãos, os criminosos utilizavam ferramentas avançadas de edição gráfica para criar documentos digitais falsificados com alta qualidade, dificultando a detecção de fraudes pelas instituições financeiras. Esses documentos eram então usados para se passar por terceiros e realizar saques em dinheiro nas contas das vítimas.

A operação do grupo causou prejuízos significativos à Caixa Econômica Federal e às pessoas afetadas pelos golpes. Os suspeitos foram autuados por crimes como estelionato majorado, falsificação de documentos, uso de documento falso e associação criminosa.



Fonte: PF.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp