03/09/2024 às 11h47min - Atualizada em 03/09/2024 às 11h47min
Funcionários descobrem túnel em presídio de Bangu e evitam fuga em massa
Um túnel em fase de escavação foi descoberto nesta segunda-feira, 2 de setembro, dentro de um presídio no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que a obra foi identificada antes de ser concluída, evitando uma fuga em massa. Nenhum detento conseguiu escapar.
A escavação começava na horta do presídio Vicente Piragibe, que abriga presos em regime semiaberto, muitos deles ligados à facção criminosa Comando Vermelho. A descoberta foi feita por agentes da Subsecretaria de Gestão Operacional da Seap e da Coordenação de Unidades Prisionais de Gericinó.
De acordo com a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, todos os envolvidos na tentativa de fuga estão sendo identificados e serão colocados em isolamento. "No presídio Vicente Piragibe estão criminosos de alta periculosidade. Todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados", afirmou Nebel.
A Seap já instaurou uma sindicância para apurar os detalhes do caso e identificar os responsáveis pela escavação do túnel. Um registro de ocorrência será feito, e uma perícia será realizada no local para entender como o plano foi desenvolvido.
O presídio Vicente Piragibe já foi palco de uma tentativa de fuga semelhante em 3 de fevereiro de 2013, quando 31 detentos tentaram escapar por meio de outro túnel. Naquela ocasião, quatro presos foram recapturados ainda dentro do túnel, mas 27 conseguiram completar a fuga.
Fonte: Correio do Povo.