As forças russas lançaram 44 drones durante a madrugada desta sexta-feira contra 13 das 24 regiões ucranianas. Segundo a Força Aérea da Ucrânia, as defesas aéreas ucranianas conseguiram derrubar dois desses drones.
Os drones foram lançados das regiões russas de Kursk, Primorsko-Akhtarsk e da península ocupada da Crimeia. A Ucrânia não relatou mortes ou grandes danos materiais decorrentes do ataque.
Durante a ofensiva, que também incluiu um míssil aéreo guiado Kh-59 e um míssil Kh-31P, as defesas aéreas ucranianas foram ativadas nas regiões de Kiev e Chernihiv (norte), Kirovograd, Dnipropetrovsk e Poltava (centro), Kharkiv e Sumi (nordeste), Mikolaiv e Kherson (sul), Zaporizhzhia (sudeste), Donetsk (leste), além de Lviv e Vinnytsia (oeste).
Além disso, a brigada ucraniana Azov anunciou hoje ter retomado parcialmente o controle da cidade de Niu-York dos russos, após um contra-ataque bem-sucedido na região de Donetsk (leste), um raro avanço ucraniano nesta área nos últimos meses.
A brigada Azov informou no Telegram que conseguiu "recuperar o controle de parte de Niu-York e desbloquear" soldados ucranianos que estavam "cercados por forças inimigas".
Nos últimos 10 dias, a Rússia tem realizado ataques maciços com drones quase diariamente em território ucraniano, com frequência acompanhados por uma grande quantidade de mísseis.
Leia Também: Ucrânia acusa Rússia de matar 41 em um dos piores ataques da guerra
Créditos: Portal R7.