Um caso inusitado de desistência de golpe ocorreu em Porto Alegre, quando um estelionatário abandonou a tentativa após descobrir que o alvo enfrentava uma situação delicada. Usando um sistema de ligações pela internet, conhecido como VoIP (Voice over Internet Protocol), o golpista se passou por policial e pediu à vítima que confirmasse os dados do marido, utilizando um número de uma delegacia que apareceu no visor do celular da mulher.
No entanto, ao ser informado de que o marido da vítima havia falecido há cerca de dois meses, o criminoso expressou arrependimento. "Olha, fica tranquila, não vou piorar a sua vida, não. Isso é um golpe, tá? Fica tranquila. Não tem nada dele, não. Se ele está morto, meus pêsames aí, senhora", declarou o golpista.
A mulher explicou que a identificação do número como sendo de uma delegacia de polícia a fez atender a ligação, algo que normalmente evita devido ao alto número de tentativas de golpe. "Hoje recebemos diariamente dezenas de ligações fraudulentas, muitas com identificações suspeitas, mas de uma delegacia de polícia, foi a primeira vez. Isso realmente me chamou a atenção e por isso eu atendi", relatou.
Especialistas em crimes virtuais alertam para a necessidade de cautela diante de chamadas que aparentam ser de delegacias ou agentes da lei. Segundo o perito digital e advogado José Milagres, é fundamental desconfiar e verificar a autenticidade das ligações antes de fornecer qualquer informação pessoal.
Fonte: Jornal O Sul.