Na tarde desta quinta-feira (12), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Carazinho desmantelou uma tentativa de envio de drogas e eletrônicos ao Presídio Estadual de Carazinho. A operação resultou na apreensão de 10 kg de maconha, 200 gramas de skunk, mais de cem celulares, além de cabos, carregadores e fones de ouvido.
As investigações apontaram que uma facção criminosa local havia organizado um esquema envolvendo presos, com o objetivo de infiltrar os itens ilícitos dentro do presídio. Para isso, os suspeitos utilizaram um "consórcio" entre os apenados e ocultaram os objetos dentro de um eletrodoméstico, especificamente um freezer horizontal, na tentativa de enganar o sistema de segurança da penitenciária.
Na quarta-feira (12), os policiais identificaram uma camionete de frete chegando ao presídio com o freezer na caçamba. O veículo foi abordado e levado para a delegacia, onde uma inspeção detalhada revelou que os itens estavam escondidos nas paredes internas e no isolamento térmico do aparelho.
A ação da DRACO representou um prejuízo estimado em cerca de um milhão de reais para o crime organizado, levando em conta o valor que seria obtido com a venda dos celulares e das drogas.
Fontes: Polícia Civil e Rádio Planalto.