16/09/2024 às 13h23min - Atualizada em 16/09/2024 às 13h23min
Comitê Olímpico Internacional anuncia candidatos que irão concorrer à presidência em 2025
Sete candidatos irão concorrer à presidência da entidade no ano que vem, quando o alemão Thomas Bach deixará o cargo
ge
COI / Divulgação O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira os nomes dos candidatos que irão concorrer à presidência da entidade em 2025. Seis homens e uma mulher são cotados para assumir o cargo, atualmente ocupado pelo alemão Thomas Bach, que encerrará seu segundo mandato. A eleição será realizada durante a 143ª Sessão da organização, marcada para os dias 18 a 21 de março do ano que vem, na Grécia.
O Conselho de Ética do COI reforçou na semana passada, antes da divulgação dos candidatos, que o eleito tem que ser membro da organização até o final de seu mandato. Porém, dois dos candidatos anunciados chegarão ao final do governo de 8 anos com mais de 70 anos de idade, o que pode ser um problema para a eleição.
Um dos favoritos ao cargo é o britânico Sebastian Coe, atual presidente da World Athletics. Coe também esteve a frente da organização dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Porém, o dirigente tem 67 anos e é um dos que irá chegar a idade limite antes do fim do governo.
Segundo o comunicado do COI, os candidatos apresentarão os programas, em privado, a todos os membros da entidade em uma reunião marcada para janeiro do ano que vem em Lausanne, na Suíça. De acordo com o atual presidente Thomas Bach, ele ficará até o dia 24 de junho para supervisionar a transição do novo governo.