A Polícia Federal prendeu cinco pessoas em municípios de Santa Catarina nesta quarta-feira (25), durante a Operação Terabyte, uma ação nacional voltada à identificação e prisão de indivíduos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil na internet.
Segundo informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF, em Santa Catarina, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Tijucas (2), Ponte Serrada (2), Canoinhas (1), Lages (1) e Rio do Sul (1). Das cinco prisões efetuadas no estado, duas ocorreram em Tijucas, uma em Ponte Serrada, uma em Canoinhas e outra em Lages.
A operação, que tem abrangência nacional, já resultou na prisão de 60 pessoas até o momento, com ordens judiciais sendo cumpridas em 24 estados. No total, estão sendo executados 141 mandados de busca e apreensão, sob a coordenação da Polícia Federal, visando identificar e deter criminosos envolvidos em abuso sexual infantojuvenil.
Com o apoio de mais de 750 policiais federais em todo o país, a operação também contou com a colaboração da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), além da participação do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), vinculado ao Ministério Público.
Em Santa Catarina, o CyberGaeco atuou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, em resposta a um pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Gaspar, na região do Vale do Itajaí. A Polícia Científica catarinense também acompanhou a operação, reforçando o apoio técnico nas investigações.
A Operação Terabyte destaca-se pelo seu alcance e pela ação coordenada contra crimes cibernéticos envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes, reforçando o combate a esse tipo de crime em âmbito nacional.