26/09/2024 às 10h21min - Atualizada em 26/09/2024 às 10h21min

Chuva intensa causa danos em 31 cidades do RS e deixa mais de 300 desabrigados

Várias rodovias sofreram danos e duas barragens estão com risco de "ruptura iminente".

Até a manhã desta quinta-feira (26), 31 municípios do Rio Grande do Sul relataram à Defesa Civil prejuízos devido às fortes chuvas que atingem a região. O número de desabrigados já chega a 305 pessoas em seis cidades do sul do estado. Além disso, outras 506 pessoas estão desalojadas, ou seja, tiveram que deixar suas casas e buscar refúgio com familiares ou amigos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), todo o estado está sob dois alertas de tempestade e acumulado de chuva. O mais grave, classificado como de "grande perigo", afeta o centro-sul gaúcho, onde são esperadas precipitações superiores a 60mm/h. Há também alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. Este aviso permanece em vigor até o meio-dia desta quinta-feira (26).

Nas demais regiões do estado, o INMET alerta para chuvas que podem atingir até 60mm/h, com ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos também está presente. Este segundo alerta também é válido até às 12h.

 
Atenção nas estradas
 

A chuva intensa tem causado transtornos para motoristas que circulam pelas rodovias gaúchas. Diversos trechos de estradas federais estão alagados ou apresentam danos. Confira os pontos mais afetados:

- BR-116, km 261 (Canoas, sentido capital-interior): Pista marginal alagada, com trânsito fluindo pela via principal. Há congestionamento intenso na região.

- BR-116, km 252 (Sapucaia do Sul, sentido capital-interior): Pista marginal também alagada, com tráfego pela via principal e lentidão.

- BR-116, km 407 (Camaquã, sentido capital-interior): A pista está interditada devido a danos no pavimento. A água já escoou, mas o trânsito segue desviado pela pista contrária.

 

Além disso, em São José do Norte, várias ruas permanecem alagadas, e a Defesa Civil já atendeu a mais de 55 ocorrências desde a última segunda-feira. Algumas vias estão interditadas para veículos, como a Rua 15 de Novembro e a Gen. Osório, em frente ao Fórum. Na RST/BR-101, o trânsito opera em meia pista próximo à localidade de Capão do Meio. As aulas continuam suspensas na cidade.

 
Barragens em situação crítica
 

A Defesa Civil também está monitorando duas barragens em situação de emergência no bairro Passo do Salso, em Pelotas. As estruturas apresentaram falhas devido aos temporais recentes e correm o risco de "ruptura iminente". Equipes foram mobilizadas para adotar medidas de proteção à população, incluindo a remoção de moradores das áreas de risco e ações para redirecionar o fluxo de água para regiões não habitadas.

 

As autoridades seguem em alerta, trabalhando para minimizar os danos e garantir a segurança da população enquanto as chuvas continuam a castigar o estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp