Após a divulgação dos resultados das eleições municipais realizadas neste domingo (6), uma grande confusão tomou conta da praça central da cidade de Faxinalzinho, no Alto Uruguai gaúcho.
Conforme as informações apuradas pela nossa reportagem, populares indignados com o volume alto e com algumas confusões envolvendo indígenas acionaram a Brigada Militar a fim de fazer cessar o tumulto no local.
Algumas viaturas da BM deslocaram até a praça, onde conseguiram dispersar a maior parte da multidão que comemorava os resultados das eleições de maneira desordenada e com a clara perturbação da ordem. Contudo, um grupo de indígenas visivelmente alterados, sob o efeito de bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes, recusou-se a cumprir as ordens emanadas pelos militares.
Em seguida, os indígenas ofenderam os policiais e atiraram pedras e garrafas em direção aos agentes e às viaturas. Os policiais empregaram diversas técnicas para fazer cessar as injustas agressões, como o uso de gás lacrimogêneo, o que não foi suficiente.
Foi solicitado o reforço de outras guarnições e utilizados outros agentes químicos que finalmente conseguiram surtir efeito em terminar com a confusão promovida pelos indígenas.
Entre os envolvidos, oito foram presos, seis homens e duas mulheres, além de um menor que foi apreendido. Todos foram conduzidos à DPPA de Erechim.