08/10/2024 às 11h33min - Atualizada em 08/10/2024 às 11h33min

Deslizamento de terra às margens do Rio Solimões deixa criança desaparecida e vários feridos

O deslizamento provocou o desabamento parcial do Porto da Terra Preta, utilizado para transporte de mercadorias e passageiros.

Equipes de socorristas continuam as buscas por uma criança desaparecida após um deslizamento de terra que ocorreu na margem do rio Solimões, em Manacapuru, no Amazonas, na última segunda-feira (7). O acidente também deixou sete pessoas feridas.

De acordo com a Defesa Civil, a criança, de 6 anos, pode estar soterrada, embora as buscas também estejam ocorrendo no rio. "Uma criança está desaparecida e outras sete pessoas ficaram feridas após um deslizamento de terra", informou o órgão por meio da rede social BlueSky.

O deslizamento provocou o desabamento parcial do Porto da Terra Preta, utilizado para transporte de mercadorias e passageiros. Imagens divulgadas mostram que parte das estruturas do porto foram engolidas pela grande cratera formada pela queda de terra. Algumas construções permanecem de pé à beira do deslizamento.

Segundo Francisco Ferreira Máximo, secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, a tragédia pode estar relacionada ao fenômeno conhecido como "terras caídas", uma erosão fluvial comum na região, agravada pela pior vazante do Rio Solimões na história. Ferreira Máximo alertou as comunidades ribeirinhas sobre o risco de novos deslizamentos.

Nos últimos anos, o Brasil tem sofrido com deslizamentos e inundações atribuídos às mudanças climáticas, afetando milhões de pessoas que vivem em áreas de risco. Autoridades locais permanecem mobilizadas, com equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU atuando no local do desastre.

O Porto da Terra Preta, administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um ponto estratégico para a cidade, conectando Manacapuru a diversas localidades da região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp