Nesta terça-feira (15), é celebrado o Dia Internacional das Mulheres Rurais e a Emater/RS-Ascar trabalha junto às mulheres rurais para atingirem seu potencial máximo e sua autonomia e independência. Há décadas elas mostram como seu trabalho, dedicação e força contribuem para a agricultura familiar no Estado.
A coordenadora estadual do trabalho com Mulheres e Jovens Rurais da Emater/RS-Ascar, Clarice Vaz Emmel Bock, comenta o histórico da Instituição no trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com as mulheres do campo. “A partir dos anos 1980, com a busca por direitos, as mulheres também buscaram no nosso trabalho ser reconhecidas e que a gente tivesse um outro olhar para elas, trazendo informações sobre diferentes atividades. E, com isso, ao longo dos anos, a gente foi conhecendo cada vez mais essas mulheres e trazendo outros temas para serem trabalhados”, diz Clarice.
A coordenadora também explica que, uma das principais demandas das mulheres rurais é sua participação na política e que suas oportunidades de trabalho não sejam somente por cotas, e que elas possam exercer suas funções sem dependerem das cotas – que hoje em dia 30% delas são destinadas às mulheres. Com auxilio da Emater/RS-Ascar, atualmente há mulheres que participam de questões politicas, e não precisam mais limitar seu potencial.