22/10/2024 às 07h28min - Atualizada em 22/10/2024 às 07h28min

Ciclone extratropical deve atingir o RS com tempestades e ventos intensos

O impacto desse fenômeno já começa a ser sentido desde esta terça-feira (22).

Um ciclone extratropical com potencial para causar fortes tempestades e ventos intensos está previsto para passar pela região Sul do Brasil ainda nesta semana, de acordo com a Climatempo. O fenômeno deve afetar todos os estados da região, com maior impacto no Rio Grande do Sul, especialmente na quinta-feira (24).

 

Segundo informações da empresa de meteorologia, a partir de quarta-feira (23), já será possível observar uma significativa queda na pressão atmosférica no Norte da Argentina, o que contribuirá para a formação de uma frente fria e, posteriormente, o desenvolvimento do ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

 

Meteorologistas estão atentos ao ciclone por conta da possibilidade de ele atingir níveis extremamente baixos de pressão atmosférica, inferiores a 1.000 hectopascais (hPa). Quando o centro de um sistema atinge esse patamar, há maior probabilidade de tempestades violentas com ventos muito fortes, segundo especialistas.

 

O impacto desse fenômeno já começa a ser sentido desde esta terça-feira (22), com pancadas de chuva em elevação nos três estados do Sul. A previsão indica que a intensidade das chuvas deve aumentar gradualmente ao longo da semana, acompanhada de uma queda nas temperaturas. Em Porto Alegre, por exemplo, as mínimas e máximas devem variar entre 18ºC e 23ºC na sexta-feira (25) e entre 16ºC e 20ºC no sábado (26).

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclarece que ciclones são sistemas circulares de ventos em torno de uma área de baixa pressão, e que podem ser classificados em três tipos: tropicais, extratropicais e subtropicais. No caso do ciclone extratropical, como o que está previsto para esta semana, ele se forma em áreas fora da região tropical, sendo mais frequente durante o inverno.

 

Apesar da previsão de tempestades, até o momento, não há alerta de risco para o Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo. Contudo, a Defesa Civil recomenda precauções em situações de ciclones. Em áreas externas, é aconselhável manter-se afastado de árvores e redes elétricas, além de proteger a cabeça em caso de queda de granizo. Já dentro de casa, deve-se evitar ficar próximo a janelas ou portas de vidro, buscando abrigo em locais seguros, como debaixo de móveis resistentes ou em andares inferiores de prédios.

 

A população deve acompanhar as atualizações da previsão do tempo e ficar atenta a eventuais avisos das autoridades competentes.



Fonte: O Sul.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp