Pensando sempre em inovar em termos de práticas pedagógicas, materiais de ensino, tecnologias e espaços diversificados, o Colégio Marista Medianeira investe em um novo diferencial para 2025: Os Estudantes dos Anos Iniciais passarão a utilizar um novo material didático, exclusivo para as escolas do Marista Brasil, totalmente reformulado metodologicamente: O Sistema Marista de Ensino (SME).
Dessa forma, no dia 22 de outubro, as educadoras dos Anos Iniciais do Colégio, juntamente com as Coordenações e com a Direção, participaram de uma formação com a Assessora Pedagógica EFAI do Marista Brasil, Andrea Pires da Rosa, e com a Consultora Educacional Especialista da FTD, Inti Sturbelle, que fazem parte da Regional Porto Alegre do Marista Brasil, dando luz à temática “Implantação do SME (Sistema Marista de Educação – Anos Iniciais)”.
As educadoras puderam conhecer o material que será utilizado, a partir de 2025, pelas turmas de 1ºs e 2ºs anos, explorando sua estrutura, organização, composição e seu alinhamento com as matrizes maristas.
“Umas das premissas essenciais presentes no documento é a perspectiva da continuidade da Educação Infantil e do protagonismo da criança, como produtora de cultura”, destacou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio, Daiane de Andrade.
De acordo com a Coordenadora Nacional dos Anos Iniciais do Marista Brasil e integrante do Grupo de Validação Pedagógica da FTD, Bibiana Oliveira João de Deus, “o objetivo do projeto é atender às necessidades contemporâneas dos Anos Iniciais, assumindo a perspectiva de continuidade da concepção pedagógica presente na Educação Infantil Marista, ampliando assim suas potencialidades para a sistematização e consolidação das aprendizagens. Entendemos que precisávamos escutar as vozes das crianças das diferentes regiões do Brasil”.
As principais premissas que perpassaram a construção do novo material, elaborado em parceria com a Editora FTD, são: Premissa Socioemocional; Possibilidades Metodológicas; Diversificação de Recursos e Volumetria; Espaço de Interculturalidade (Internacionalização); Intercâmbio de Aprendizagens no deslocamento dos Tempos e Espaços; Sequências Didáticas Intra e Interdisciplinares; Avaliação; e a Distinção entre Estruturante e Complementar.