Um estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) relatou ter encontrado uma barata no feijão de seu prato durante uma refeição no Restaurante Universitário (RU) do campus Trindade, em Florianópolis. O incidente ocorreu no último sábado (19), em um local que serve aproximadamente 8 mil refeições diariamente, entre almoço e jantar.
Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (22), o aluno descreve o momento em que avistou o inseto em cima da colher logo após colocar o prato na mesa. A situação gerou preocupação entre os frequentadores do restaurante.
A assessoria de imprensa da reitoria confirmou o achado e destacou que todas as áreas do RU passam por higienização rigorosa antes e depois das refeições. Além disso, os serviços de desinsetização e desratização são realizados por uma empresa especializada, conforme afirmado em nota oficial.
A reitoria informou que o caso ocorreu durante o jantar do dia 19 e que está investigando como o inseto foi parar na comida. Após o incidente, o estudante, que preferiu manter sua identidade em sigilo, devolveu o prato à cozinha.
Ele relatou que, após notificar os funcionários, o supervisor do restaurante foi chamado. "Ele chegou, achou estranho, tirou fotos, pareceu entrar em contato com alguém pelo celular, enviou um áudio e pediu para trocarem a 'cuba' do feijão. Então, voltou à cozinha com o prato, mas não me deu nenhuma explicação ou orientação", comentou o estudante.
O Restaurante Universitário do campus Trindade da UFSC reitera seu compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos aos usuários. A direção do RU informa que os ambientes são higienizados de acordo com as melhores práticas antes e depois das refeições.
Os serviços de desinsetização e desratização são realizados regularmente por uma empresa terceirizada, e os certificados destes serviços estão em dia. A direção do RU se compromete a investigar o ocorrido e a revisar os procedimentos e protocolos para assegurar que os alimentos continuem a ser preparados com a devida higiene e segurança.