O soldado Rodrigo Weber Volz, 31 anos, foi a quarta vítima do atirador Edson Fernando Crippa, de 45 anos, em Novo Hamburgo. A tragédia também vitimou o policial Everton Kirsch Júnior, 31 anos, e o pai e o irmão do atirador, Eugênio Crippa, 75 anos, e Everton Crippa, 49 anos. A ocorrência violenta ainda deixou seis outros policiais feridos, incluindo o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Santos Rocha.
O sepultamento de Everton Kirsch Júnior ocorreu às 11h da quinta-feira (24) no Cemitério Parque Jardim da Memória, em Novo Hamburgo. Em homenagem, todas as unidades operacionais da Brigada Militar do estado prestaram continência e acionaram as sirenes em sua memória.
Mais tarde, às 13h43, foi confirmada a morte cerebral de Rodrigo Weber Volz, que foi atingido no tórax e na cabeça durante o confronto. Ele chegou a ser socorrido e estava internado em estado grave na UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, mas não resistiu aos ferimentos.
Outro policial, João Paulo Farias, 26 anos, também baleado, permanece em estado grave na UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, embora tenha apresentado sinais de melhora e conseguido comunicar-se brevemente.
A Brigada Militar emitiu uma nota lamentando profundamente a perda de Rodrigo Volz, que ingressou na corporação em 2016 e servia no 3° Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo. "Com grande tristeza a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul reforça seu luto em razão do falecimento do Sd Rodrigo Weber Volz, morto em combate ao lado de seu companheiro de farda, Sd Kirsch.
O Sd Rodrigo Volz tinha 31 anos, ingressou na Brigada Militar em 2016 e pertencia ao 3° Batalhão de Polícia Militar, em Novo Hamburgo. Deixa esposa. O militar, assim como seu colega de farda, foi vitimado durante o cumprimento do dever, dedicando a própria vida pela segurança do povo gaúcho. Os atos fúnebres serão informados posteriormente. A instituição reforça seu comprometimento para com a família, amigos e colegas de farda dos nossos heróis brigadianos".
Os atos fúnebres do soldado Rodrigo Volz serão divulgados em breve, e a Brigada Militar reiterou apoio às famílias dos policiais falecidos e dos agentes feridos.