Antecipando-se ao próximo período sazonal da dengue, a Vigilância em Saúde de Erechim reuniu a equipe de agentes de combate às endemias para uma capacitação específica no uso de larvicida biológico à base de Bacillus thurigiensis israelensis (Bti). Essa nova técnica visa combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Durante o encontro, a equipe da Vigilância Epidemiológica também apresentou uma atualização sobre os principais sintomas e sinais de alerta para identificação rápida de casos com potencial de agravamento, buscando melhorar a resposta
O ano de 2024 registrou números recordes de casos de dengue no Brasil e, em particular, no estado do Rio Grande do Sul. Em Erechim, foram confirmados 853 casos, com 4 óbitos relacionados à doença. A eliminação de focos do mosquito é fundamental para conter a propagação da dengue e, para isso, a Vigilância em Saúde reforça a importância do papel de cada cidadão na prevenção: reserve apenas dez minutos da sua semana para revisar seu pátio e eliminar água parada.
A Secretária de Saúde de Erechim, Éclesan Palhão, parabenizou a equipe de agentes pelo trabalho e dedicação. “A atuação de nossos agentes de endemias é fundamental para a saúde de nossa população. O compromisso e a competência dessa equipe nos ajudam a estar sempre mais preparados para enfrentar os desafios da dengue”, explica.