06/11/2024 às 10h38min - Atualizada em 06/11/2024 às 10h38min

Lula parabeniza Donald Trump pela vitória nas eleições americanas, mas especialistas veem risco de relações diplomáticas tensas

Veja o que disse o presidente do Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6). A projeção que confirmou o retorno de Trump à Casa Branca foi divulgada pela CNN durante a madrugada. Em publicação no X, antigo Twitter, Lula destacou a importância da democracia e expressou seu desejo de cooperação.
 
"Parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para alcançar mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", escreveu Lula.

Apesar das felicitações, a eleição de Trump não representa um cenário ideal para o governo brasileiro, segundo o cientista político Ricardo Ribeiro, das consultorias MCM e LCA. Para ele, a torcida pública de Lula por Kamala Harris, vice-presidente democrata, pode criar um “embaraço diplomático”. Em outubro, Lula havia declarado em entrevista que “a democracia nos EUA estaria mais segura” com a vitória de Kamala.

Ribeiro destaca que a relação entre os dois governos, agora com Trump de volta ao poder, pode variar entre o protocolo básico e a tensão. “O grau de animosidade dependerá mais do governo Trump, a quem pode interessar uma postura mais dura. Já Lula deve evitar atritos que possam prejudicar as relações bilaterais”, explicou o analista.

A vitória de Trump traz um desafio adicional para o Brasil, que tem nos EUA um de seus principais parceiros comerciais. De janeiro a setembro deste ano, as exportações brasileiras para o mercado norte-americano somaram US$ 29,44 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023, com os EUA como o segundo maior destino das vendas brasileiras, atrás apenas da China e da União Europeia.

Durante a campanha eleitoral de 2022 no Brasil, Trump demonstrou apoio a Jair Bolsonaro (PL), que concorria à reeleição contra Lula. Na ocasião, Trump usou as redes sociais para apoiar Bolsonaro no segundo turno, destacando a relação próxima que mantinham.

Para o governo brasileiro, a prioridade agora deve ser manter as relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos em equilíbrio, mas com a cautela de evitar confrontos.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp