A instabilidade começa a se espalhar pelo RS nesta quarta-feira (27), segundo a MetSul. Isso por conta de uma massa de ar quente e úmido, de origem tropical, que já está atuando no Estado.
Na região Oeste do RS, a chuva já produziu acumulados de até 83 milímetros em Uruguaiana, por exemplo, até o final desta terça-feira (26).
Porém, a partir de amanhã, a instabilidade começa a atingir pontos do Centro para o Oeste ainda durante a manhã. Já da tarde para a noite, as pancadas atingem pontos isolados não apenas no RS, mas também em Santa Catarina e Paraná.
Essas pancadas serão irregulares e não irão cair em todas as cidades. Porém, isoladamente, ela tem o potencial de ser forte.
Um dos alertas, para tempestade, é válido até às 12 horas desta quarta-feira. Já o de chuvas intensas continua até a madrugada de amanhã, por volta das 4 horas.
Ambos possuem risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há também chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, estragos em plantações e de descargas elétricas, mas é baixo.
O perigo de chuvas intensas vale para as regiões metropolitana de Porto Alegre, Noroeste, Sudeste, Nordeste, Centro Ocidental e Oriental, e Serra do RS. Ele também se estende até o Oeste e Sul de SC.
Já o de tempestade é para as regiões Sudoeste, Centro Ocidental e Oriental, Sudeste e Noroeste.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas. Além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ainda, o melhor é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para obter mais informações ou em caso de emergências: ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: MetSul.