O ex-governador e ex-prefeito de Porto Alegre, Alceu Collares (PDT), faleceu às 2h40min desta terça-feira, 24 de dezembro, aos 97 anos, no Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha. Ele estava internado há oito dias devido a complicações respiratórias.
Considerado a liderança mais longeva do PDT no Rio Grande do Sul, Collares, que sofria de enfisema pulmonar, havia sido levado ao hospital pela esposa, Neuza Canabarro, na segunda-feira, 16, após sentir falta de ar. Após o cumprimento do protocolo de isolamento inicial, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 17, onde permanecia sedado de forma leve.
Até o domingo, 22, o estado de saúde de Collares era estável, mas ainda exigia monitoramento. No entanto, na madrugada de domingo para segunda-feira, 23, seu quadro se deteriorou, levando os médicos a emitir um novo boletim à noite. Durante o dia 23, seu quadro clínico continuou a se agravar, o que resultou na divulgação de um último boletim médico, às 6h34min desta terça-feira, confirmando seu falecimento.
Fonte: Portal Leouve.