Ao menos 11 veículos foram incendiados entre a madrugada e o início da manhã desta sexta-feira (27) nas cidades de Canoas e Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os incidentes ocorreram após um confronto envolvendo a Brigada Militar (BM) e moradores de um condomínio localizado nas proximidades das ruas Campinas e Caçapava, no bairro Mathias Velho, em Canoas.
Embora as ocorrências tenham sido registradas no mesmo período, a Brigada Militar não confirma relação entre os episódios.
Em Canoas, oito veículos foram destruídos pelo fogo, com casos registrados nos bairros Mathias Velho e Harmonia. No bairro Harmonia, três automóveis que estavam estacionados próximos à Rua Dona Maria Isabel foram consumidos pelas chamas. Já em Nova Santa Rita, outros três carros foram incendiados.
Um dos episódios ocorreu na esquina da Rua São Gabriel com a Avenida Rio Grande do Sul, em Canoas, sendo o último registrado pela polícia.
Conforme informações da BM, o confronto começou após denúncias de que um homem armado estaria realizando disparos na rua. A primeira chamada ocorreu por volta das 13h de quinta-feira, e a última, por volta das 21h. Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito teria fugido para dentro de um condomínio.
Segundo a corporação, durante a abordagem, moradores teriam reagido e disparado contra os policiais. Durante o embate, uma viatura foi atingida e teve os vidros quebrados, mas ninguém ficou ferido.
Duas pessoas foram presas, mas não foi confirmado se uma delas é o homem apontado como responsável pelos disparos. Até o início da manhã desta sexta-feira, equipes da Brigada Militar permaneciam na região para garantir a segurança e apurar os fatos.
As investigações continuam para identificar os responsáveis pelos incêndios e esclarecer as circunstâncias do confronto.