06/01/2025 às 15h29min - Atualizada em 06/01/2025 às 15h29min

Hospital Santa Terezinha conquista Certificação CEBAS concedida pelo Ministério da Saúde

A Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) trará uma economia mensal superior a R$ 500 mil para o Hospital Santa Terezinha

Ascom
Alderi Bertuzzi

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) inicia 2025 com uma grande conquista para a saúde pública de Erechim e região. Após um longo processo que envolveu adaptações significativas e o trabalho de diversas administrações, o hospital obteve o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde. Este título é concedido às instituições de saúde que cumprem com rigor as exigências da legislação vigente, sendo submetidas a uma auditoria externa independente.

A conquista do CEBAS é fruto do trabalho conjunto de várias gestões ao longo dos anos, que se dedicaram a estruturar e adaptar a personalidade jurídica do Hospital Santa Terezinha para atender aos requisitos legais necessários. Durante esse processo, a contratação de uma auditoria externa se mostrou fundamental, garantindo não apenas a segurança jurídica em relação aos registros contábeis da instituição, mas também a isenção da cobrança da cota patronal. Isso representa uma significativa redução de custos, além de abrir portas para novas fontes de recursos, beneficiando a gestão hospitalar e a comunidade atendida.

O diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub, destaca que a certificação é um marco importante para a saúde de Erechim e região. “Esse é um reconhecimento pelo trabalho e pela importância do Hospital Santa Terezinha para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a obtenção do CEBAS vai resultar em uma economia mensal de aproximadamente R$ 500 mil, que antes eram destinados ao pagamento da cota patronal. Esse valor agora será revertido para a melhoria da qualidade do atendimento e a expansão dos serviços prestados, sem prejuízo aos funcionários”, afirma Ayub.

A certificação também garante à instituição isenção de impostos, como a cota patronal, além de benefícios fiscais na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como tomógrafos, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias, fundamentais para o avanço dos serviços de saúde especializados que o hospital oferece.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp