FIA ameaça tirar pontos de piloto que falar palavrões
Entidade divulgou diretrizes que impõem multas por xingamentos e manifestações políticas ou religiosas. Reincidência pode causar suspensão ou perda de pontos no campeonato
23/01/2025 11h34 - Atualizado há 1 semana
McLAREN
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou na quarta-feira (22) as diretrizes de seu código esportivo para 2025. Entre as modificações feitas está a inclusão de um apêndice no artigo 12.2 com penas para os pilotos que falarem palavrões ou fizerem manifestações políticas e religiosas, além de outros três temas .
A medida vale para todas as competições sob regimento da FIA, incluindo a Fórmula 1. No caso da elite do automobilismo europeu, todos os valores iniciais das multas publicadas pela federação serão multiplicados por quatro. Por exemplo: se o valor inicial de uma multa definido pela FIA é de 10 mil euros, um piloto da F1 pagará 40 mil (10 mil x 4). O valor máximo de multa na categoria é de 1 milhão de euros (R$ 6,18 milhões, na atual cotação).
A aplicação das punições possui três níveis, que vão aumentando conforme a reincidência do piloto. No entanto, o documento publicado pela FIA deixa claro que os comissários têm liberdade de analisar cada situação individualmente e definir qual é a decisão mais adequada. Portanto, um competidor que recebe sua primeira pena não vai, necessariamente, ganhar a menor punição.
FONTE: ge