A realização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, executado por meio do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar Alto Uruguai - SUTRAF-AU- e da Cooperfamilia – Cooperativa de Desenvolvimento Regional LTDA, tem gerado impactos positivos tanto para os agricultores familiares quanto para as famílias beneficiadas. A parceria que iniciou em 2024 segue ocorrendo, já tendo entregado mais de 100 toneladas de alimentos às entidades beneficiadas, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo alimentos de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por meio de um convênio entre a FETRAF-RS e a CUT RS, que desenvolve o Programa “CUT com a comunidade”, são entregues alimentos para as cozinhas comunitárias de Porto Alegre, o que tem beneficiado milhares de pessoas e contribuindo para renda de 130 famílias de agricultores familiares no Alto Uruguai.
O presidente da Cooperfamilia, Isaías Wastchuk reforça o papel social do PAA e o impacto para agricultores e consumidores. “O PAA tem uma missão muito importante, tanto para quem produz quanto para quem recebe. Ele fortalece a agricultura familiar, garante uma renda para o agricultor e ajuda a combater a fome das famílias em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de 5 mil famílias recebem alimentos de qualidade por meio do programa. Para nós, é gratificante organizar essa produção e fazer essa ponte com quem mais precisa”, disse.