Famurs reforça pedidos dos municípios em reunião com governos estadual e federal

Presidente Marcelo Arruda destacou que a área habitacional vem sendo um ponto sensível para os municípios gaúchos

30/01/2025 09h17 - Atualizado há 5 dias
Famurs reforça pedidos dos municípios em reunião com governos estadual e federal
Guilherme Pedrotti
O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou da reunião entre o governo federal e o governo estadual com prefeitos, representantes de consórcios e associações de municípios, realizada na terça-feira , no Palácio Piratini.

A agenda trouxe dados de como o Estado se encontra após os eventos climáticos e debateu quais os próximos passos do processo de reconstrução. Estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Valder Ribeiro (Integração) e Nísia Trindade (Saúde), o governador Eduardo Leite, secretários de Estado e cerca de 30 prefeitos representantes de consórcios e associações de municípios.

Em sua fala o presidente Marcelo Arruda destacou que um dos pontos sensíveis e que precisa de atenção é a área de habitação. "Temos ouvido de todos os colegas prefeitos e prefeitas a demanda de novas moradias. Por isso, seria muito importante podermos atender essas famílias que ganham até R$ 4.200,00 e ajudá-las a ter uma moradia digna. Se for possível ver a viabilidade no orçamento de estar abrindo mais uma seleção, certamente seria uma medida importante, principalmente a esses mais de 300 novos prefeitos que estão identificando novas demandas e precisam de apoio do estado e da união", disse.

O ministro Rui Costa esclareceu que o objetivo é finalizar as listas de beneficiários de cada município e que só assim se poderá debater o problema, mas que o Governo Federal está discutindo novas formas de agilizar o processo. Costa ainda afirmou que a chamada "compra assistida" - medida disponibilizada para a concessão de casas para municípios que tem um número menor de moradias - transferiu dinheiro direto para as prefeituras, que são responsáves pela contratação e construção das casas.

FONTE: André Bresolin/ Famurs
Notícias Relacionadas »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp