Iniciada em 2023 ainda como parceira da Sercesa, a caminhada da Yeesco Futsal em Carazinho chegou ao fim. Após um 2024 de voo solo, o time não seguirá no município, embora tivesse começado inclusive a pré-temporada.
A decisão em levar o time para outra cidade consta em um comunicado. Nele, a direção informa que foram diversos títulos conquistados, como Copa dos Campeões, Taça Farroupilha e Série Ouro em 2023, além de participações em competições nacionais, como a Copa do Brasil. Em 2024, o 3º colocado no Brasileirão veio acompanhado de ser finalista do Gauchão.
Porém, aqui está uma das justificativas: o estadual da Liga não foi concluído em 2024, assim como a Série Ouro da Federação em 2023. “Investir alto, chegar a uma final por méritos e não ter o direito de disputar o título é não só uma falta de respeito com a entidade desportiva, mas também um desrespeito a toda comunidade salonista” consta no comunicado.
Quanto ao investimento, alega-se R$ 10 milhões o aporte da única patrocinadora ao time no período. Em contrapartida, “passou-se dois governos municipais diferentes, tendo o primeiro declarado que não apoiaria e não contribuiria com nada. Já o segundo não exitou em negar apoio ao clube que leva o nome da cidade para o Brasil” segue o comunicado.
A não conclusão do ginásio municipal – primeiro programado para 2023, depois postergado para 2024, 2025 e 2026, exclusão aos recursos municipais desportivos e falta de apelo da imprensa local também foram apontados como motivos para o encerramento das atividades em Carazinho.
“Em 2025, a Franquia Yeesco Futsal terá uma nova e linda casa, afinal a (r)evolução no futsal precisa continuar!” conclui o comunicado. No calendário, estão previstas participações na Supercopa Brasil, Brasileirão e Gauchão.