Uma nova previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima a conclusão do projeto de asfalmento da ransbrasiliana ainda este ano . A autarquia informou a estimativa por meio de nota na última sexta-feira (21).
O asfaltamento compreende o trecho da BR-153 que liga Passo Fundo a Erechim, no norte do Estado. São 60 quilômetros trafegados em grande parte por agricultores e veículos de grande porte para escoar a safra da região. Se fosse asfaltada, a via reduziria em até 13 quilômetros a distância entre os dois municípios, além de desafogar o trânsito intenso na RS-135.
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) articula desde o ano passado reuniões entre os órgãos envolvidos com o projeto da rodovia. Conforme o presidente Marcelo Arruda, a federação acompanha agora o estágio de aprovação da licença ambiental.
Acompanhamos o trâmite para que possamos, até o segundo semestre, ter a licença aprovada. Temos que conseguir concluir esta fase da licença para então mobilizar entidades de Passo Fundo e Erechim, para que a licitação da obra aconteça no primeiro trimestre de 2026 — afirma.
Segundo Arruda, uma reunião entre a Famurs e o Dnit está prevista para ocorrer nesta terça-feira (25) a fim de discutir o andamento do projeto.