A cidade de Erechim registrou o primeiro caso de Dengue em 2025 em uma criança de 11 anos. O caso foi identificado inicialmente por meio do teste rápido e confirmado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), conforme os protocolos de vigilância epidemiológica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o caso se trata de uma criança que não havia sido vacinada contra a dengue e que recentemente viajou para outra cidade do estado, onde iniciou com os sintomas, o que pressupõem que a infecção possa ter sido adquirida durante a viagem.
“Este caso positivo serve como um alerta para a comunidade sobre a necessidade de intensificar as medidas preventivas e considerar a vacinação como uma ferramenta eficaz no combate a doença, uma vez que a circulação do vírus pode estar iniciando na cidade de Erechim, onde até o momento não havia registros de casos com exames positivos”, reforça o secretário de Saúde, Vianei Mueller.
A vacina contra a dengue demostrou eficácia na prevenção da doença oferecendo proteção significativa tanto para indivíduos que já tiveram dengue quanto para aqueles sem infecção prévia, além disso mostrou-se altamente eficaz na prevenção de casos graves. No contexto Estadual, o Rio Grande do Sul registrou uma redução de 68,4% nos casos de dengue nas primeiras seis semanas de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
“A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue. A vacina da dengue está indicada para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Erechim”, afirma o titular da pasta de Saúde de Erechim.