A Feira do Produtor na Escola é uma iniciativa que tem se destacado em diversas instituições de ensino, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e educativa sobre a importância dos hábitos saudáveis e o consumo de alimentos frescos e regionais. Além de ser uma excelente oportunidade de aprendizado, a ação busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre a alimentação consciente e o impacto das escolhas alimentares na saúde e no meio ambiente.
Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a feira já tem agendada ao longo do ano, 42 edições em 13 Escolas Municipais e Privadas.
O secretário William Racoski destaca a relevância da ação nas escolas. “A Feira do Produtor na Escola é uma oportunidade incrível de conectar nossas crianças e jovens com alimentos frescos, saudáveis e produzidos localmente. Além de promover hábitos alimentares mais conscientes, valorizamos a agricultura familiar e incentivamos o consumo responsável. Estamos investindo no futuro da nossa comunidade, educando nossos estudantes para escolhas mais saudáveis e sustentáveis”, enfatiza o secretário.
Nesta quinta-feira (13), a ação aconteceu no Colégio Marista Medianeira, e a professora Josane Boldo Ranzi, que acompanha as turmas do 5º ano pela manhã, ressaltou um aspecto importante da feira para o aprendizado. “A feira é extremamente importante, não apenas pelo foco na alimentação saudável, mas também pela aprendizagem de questões financeiras, como o troco e a administração do próprio dinheiro. Com os pequenos, a atividade também envolve a criação da listinha de compras, o que estimula a autonomia. A feira tem enriquecido ainda mais o trabalho que já realizamos em sala de aula”, finaliza a professora.