O município de Erechim foi criado no dia 30 de abril de 1918, através do Decreto nº 2343, assinado por Borges de Medeiros, então governador do Estado do RS. No ano de 2018 a Câmara de Vereadores, através de alteração da Lei Orgânica, aprovou a criação de um feriado municipal em homenagem ao centenário de Erechim. A Lei definiu que em 2018 e 2019 seria feriado no dia 30 de abril, data do aniversário de emancipação do município. A partir de 2020, conforme emenda de autoria dos vereadores, a data do feriado passou a ser 19 de março, dia do padroeiro de Erechim, São José.
Apesar de ser feriado municipal, os serviços essenciais prestados pela Prefeitura de Erechim não se suspendem por efeito desse decreto. Funcionam normalmente os serviços de zeladoria de bens públicos, de assistência social, serviços cemiteriais, operadores de rádio e agentes de trânsito.
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, promove neste dia também, o evento “Viva a Praça”, das 14h às 18h, na Praça da Bandeira com uma tarde cultural envolvendo música ao vivo e mateada; serviços de saúde: Zé Gotinha, mosquito da dengue, Samuzinho e aferição de pressão; CRAS Itinerante da Assistência Social e Escolinha de Trânsito.