Representantes dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) do Rio Grande do Sul estarão reunidos nesta sexta-feira (21), no Salão de Atos da URI. O encontro faz parte do 26º Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes, que terá como homenageado o ex-governador Alceu de Deus Collares, idealizador dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento.
Os Coredes começaram a ser estruturados no início de 1991 e foram legalmente constituídos em 1994, abrangendo as 28 regiões gaúchas. Eles se consolidaram como um dos maiores e principais espaços de organização das regiões para enfrentar as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento, valorizando as práticas da democracia participativa, direta e representativa da sociedade, em harmonia com os demais poderes constitucionais.
Para fins de planejamento, os municípios e os Coredes são agrupados em nove Regiões Funcionais de Planejamento, com base em critérios de homogeneidade econômica, ambiental e social, além de variáveis relacionadas à identificação das polarizações de emprego, dos deslocamentos por tipo de transporte, da hierarquia urbana e da organização da rede de serviços de saúde e educação superior, entre outros.
A regionalização dos Coredes e das Regiões Funcionais de Planejamento corresponde às escalas utilizadas atualmente como referência para a elaboração de vários instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA), o Orçamento do Estado (LOA) e os diagnósticos e estudos prospectivos.
O CREDENOR (Corede Norte), anfitrião deste encontro, foi criado em 16 de agosto de 1991 e instalado nas dependências da FAPES, hoje URI Erechim, em solenidade que contou com a presença do então governador Alceu Collares.