O papa Francisco terá alta neste domingo (23), anunciou neste sábado (22) a equipe médica que cuida do pontífice. Francisco deixará o hospital Gemelli, em Roma, onde está internado há cinco semanas, e voltará ao Vaticano. Mais cedo neste sábado (22), o Vaticano havia informado que o papa faria sua primeira aparição pública após a internação no domingo.
A alta foi anunciada em entrevista coletiva. Os médicos afirmaram que ele ainda terá de ficar em repouso dentro do Vaticano por um período de dois meses e ainda sob cuidados médicos, o que a equipe chamou de "alta hospitalar protegida".
Francisco terá de ser submetido a tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala - os médicos disseram que o pontífice está com a voz afetada por conta do período prolongado do auxílio de oxigênio de alto fluxo que Francisco recebeu no hospital por conta de dificuldades respiratórias.
A alta de Francisco, hospitalizado desde 14 de fevereiro e cujo estado de saúde melhorou gradativamente nas últimas semanas, era aguardada com impaciência diante das dúvidas crescentes sobre sua capacidade para retomar suas atividades.