Na tarde desta quarta-feira (2), no Plenário da Câmara de Vereadores, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), vinculado a Secretaria de Assistência Social realizou o VI Encontro de Medidas Socioeducativas, com a temática “Juventude e Ato Infracional: um desafio intersetorial”.
Estiveram presentes o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski; o presidente da Câmara de Vereadores, Fifo Parenti; o promotor de Justiça do Estado do RS, Daniel Fernandes Barbosa; o defensor Público do Estado do RS, Ângelo Turra Trevisan; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elizabete Pereira Machado; comunidade; secretários de Governo; vereadores e imprensa.
De acordo com o vice-prefeito esse Encontro Municipal de Medidas Socioeducativas reúne profissionais representantes da sociedade civil para discutir um tema de extrema relevância: a relação entre juventude, ato infracional e as medidas socioeducativas. “Hoje, estamos aqui para refletir sobre os desafios que os adolescentes enfrentam em nossa sociedade e como podemos, juntos, construir caminhos que promovam a reintegração e o desenvolvimento saudável desses jovens. Sabemos que a adolescência é uma fase de transição, repleta de descobertas e, muitas vezes, de conflitos. Infelizmente, alguns jovens acabam se envolvendo em atos infracionais, o que pode levar a consequências sérias e duradouras”, disse Flávio Tirello.