O futsal, enfim, é um esporte profissional nos Países Baixos. Depois de 30 anos da profissionalização do futsal no Brasil, ou de quase 40 anos na Espanha, a Holanda deu um passo gigante para o crescimento da modalidade no país.
A Federação de Futebol Holandesa (KNVB) oficializou a transição de amador para profissional nos últimos dias. Até então, a gestão do futsal no país estava ligado à seção amadora do futebol.
Com a profissionalização, a Holanda espera desenvolver melhor não só a seleção nacional, como também a liga de futsal do país. Diferente do futebol, onde o país disputa com Portugal o título de sexta principal liga, no futsal a Holanda não é propriamente um destino conhecido, ficando atrás de diversos países do leste europeu, além dos mais tradicionais como Espanha e o próprio Portugal.
O fato do futsal, a partir de agora, ser gerido diretamente pela KNVB significa que a liga de futsal do país passará a responder hierarquicamente à liga de futebol, hoje comandada pelo ex-volante Nigel de Jong.
A Holanda disputou a última Copa do Mundo, em 2024, e chegaram até as oitavas de final. A seleção, no entanto, não se classificou para a Euro 2026.