Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que atacava joalherias em Passo Fundo

Polícia Civil cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, que culminou na prisão de seis pessoas

23/04/2025 10h46 - Atualizado há 2 dias

PC

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Ouro Fácil, que mira um grupo criminoso responsável por, pelo menos, 12 roubos a joalherias em Passo Fundo e cidades vizinhas. A ofensiva é conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas.
Seis suspeitos foram presos preventivamente por envolvimento com organização criminosa, e um deles também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A operação ocorreu simultaneamente em Passo Fundo e em outros três municípios da região, mobilizando 58 policiais civis.
De acordo com o delegado Venicios Demartini, responsável pelas investigações, a quadrilha operava de forma estruturada, utilizando veículos para fuga que eram abandonados logo após os ataques. Um segundo automóvel dava suporte para a retirada dos criminosos. Os bens roubados, incluindo ouro e joias, eram escondidos em casas de pessoas ligadas ao grupo, e posteriormente vendidos a receptadores especializados.
As investigações revelaram ainda que o comando da organização criminosa partia de dentro do sistema prisional. Os líderes, mesmo encarcerados, davam ordens aos executores por meio de contatos externos, utilizando familiares como “laranjas” para movimentar dinheiro e ocultar bens e veículos.
Segundo a Draco, o inquérito está em fase final e segue sob sigilo. A polícia trabalha agora para identificar outros envolvidos e aprofundar a responsabilização dos integrantes da quadrilha.
FONTE: Fernando Kopper