Os preparativos para o conclave que escolherá o novo papa avançaram nesta sexta-feira, 2, com a instalação da tradicional chaminé (comignolo) no telhado da Capela Sistina, no Vaticano.
Como prevê a tradição, da chaminé sairão as chamadas “fumatas”: fumaça preta para indicar que ainda não houve eleição, e branca para anunciar que um novo pontífice foi escolhido.
Para garantir que a cor da fumata seja clara e inconfundível, o Vaticano utiliza compostos químicos específicos em um dos fornos. A preta é produzida pela queima de perclorato de potássio, antraceno e enxofre. Já a branca resulta da combinação de clorato de potássio, lactose e colofônia.
Desde a eleição de Bento XVI, em 2005, a fumaça branca também é acompanhada pelo toque festivo dos sinos da Basílica de São Pedro, medida adotada para evitar confusões quanto à cor, que no passado nem sempre era claramente distinguível. A chaminé conta ainda com iluminação especial para destacar as emissões noturnas e será monitorada por câmeras da mídia vaticana, posicionadas a poucos metros para registrar todos os momentos do ritual.