Tempestade de poeira 'engole' cidades em 3 países no Oriente Médio

O Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita emitiu alerta vermelho em cinco regiões, incluindo a capital Riad.

05/05/2025 12h06 - Atualizado há 1 dia
Tempestade de poeira engole cidades em 3 países no Oriente Médio
Reuters

Diferentes cidades da Arábia Saudita, da Jordânia e do Kuwait escureceram por conta de uma forte tempestade de poeira que atingiu a região neste domingo (4), causando transtornos na locomoção, cancelamento de voos e mortes. As autoridades locais emitiram alertas relacionados aos possíveis efeitos do fenômeno nos próximos dias. Também foram registradas enchentes na região, devido a chuvas que acompanharam o fenômeno.

A tempestade de areia gerou condições caóticas. Uma enorme "parede" de poeira cobriu o céu, dando a impressão de que o dia havia se transformado em noite e exigindo evacuações de emergência das áreas afetadas.

O Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita emitiu alerta vermelho em cinco regiões, incluindo a capital Riad. As autoridades pediram aos moradores que permaneçam em casa, evitem áreas abertas e limitem as viagens, especialmente em rodovias e estradas expostas.

Moradores da província de Al Qassim, na região central do país, também sofreram com os efeitos da tempestade. Em entrevista ao portal Gulf News, o meteorologista Abdullah Al Misnad atribuiu o fenômeno a fortes correntes descendentes de nuvens cumulonimbus -nuvens verticais impulsionadas pela gravidade e cujas características podem produzir efeitos intensos, como chuva, raios e fortes ventos - que geram paredes de poeira "intensas e velozes". "Essas paredes [de poeira] podem atingir até 2 quilômetros de altura e ventos de até 100 quilômetros por hora, representando grandes riscos para o transporte aéreo e terrestre", explicou o especialista.


FONTE: Folha de S.Paulo
Notícias Relacionadas »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp