Um morador de Goiás é apontado como responsável por um esquema de extorsão e estelionato contra vítimas em quatro cidades gaúchas. O homem, 27 anos, foi preso nessa segunda-feira, na capital Goiânia. De acordo com a Polícia Civil , ele integra a facção Comando Vermelho, que tem origem no Rio de Janeiro mas também criou ramificações em outros estados.
O suspeito foi detido em uma operação da Draco de São Leopoldo ( RS ) , com apoio da polícia local. Segundo a especializada, o criminoso aplicou golpes em empresários de São Leopoldo, São Francisco de Paula Garibaldi e Bento Gonçalves.
O delegado Ayrton Figueiredo aponta que o investigado costumava cadastrar linhas telefônicas em nome de terceiros e, com o uso de fotos e da identidade das vítimas, criava contas no aplicativo WhatsApp.
Ainda conforme Figueiredo, o criminoso entrava em contato com a família dos alvos, fingia ser um parente e exigia valores para uma suposta emergência. Ele também costumava entrar em contato com as empresas das vítimas e se passava por funcionário.
“O golpista criou ao menos 70 linhas telefônicas com identidades e fotos diferentes. Já conseguimos contatar as vítimas na Serra gaúcha e no Vale do Sinos, mas não descartamos que exista outras nas demais regiões do RS”, destacou Ayrton Figueiredo, que é titular da Draco de São Leopoldo.