26ª Feira do Livro faz tributo a Gildinho, ícone da música gaúcha

Tema desta edição faz alusão a letra criada pelo músico em homenagem a Capital da Amizade.

08/05/2025 12h59 - Atualizado há 7 horas
26ª Feira do Livro faz tributo a Gildinho, ícone da música gaúcha
: Vitor Trombetta - GVP PME

A noite desta quarta-feira (7), foi carregada de emoções na 26ª Feira do Livro - Erechim, Histórias e Contos. O tema desta edição, faz referência a história, a Capital da Amizade, que celebrou 107 anos no último dia 30, e ao canto de uma lenda da música gaúcha que nos deixou no início deste ano: o monarca Gildinho.

 

Para marcar essa homenagem, a Praça do Livro, denominação temporária recebida pela Praça Prefeito Jayme Lago, durante a realização do evento, reuniu tradicionalistas, músicos, estudantes e visitantes para celebrar a história de Nésio Alves Corrêa, o Tio Gildo ou Gildinho, como sempre foi carinhosamente chamado, que faleceu em janeiro deste ano, aos 82 anos. Estiveram presentes a esposa do homenageado, Santa Corrêa, o irmão Chiquito e integrantes do grupo ‘Os Monarcas’.

 

A empresária Tatiana Santin, proponente do projeto do livro ‘Os Monarcas: 50 anos! Meio século de paixão pela música tradicionalista gaúcha’, contou sobre a obra que eterniza a trajetória luminosa do grupo ‘Os Monarcas’. Tatiana, juntamente com a equipe que colaborou com o livro, compartilhou a ocasião quando esteve, junto com a patrona Maria Lúcia Carraro Smaniotto, em novembro do ano passado, apresentando à Gildinho, o boneco do livro, que é a prova impressa da obra, antes da impressão final, e emocionado, ele perguntou a elas se merecia a homenagem. “Naquele momento eu me perguntei se eu merecia a oportunidade de estar registrando e contando essa história dele e do grupo ‘Os Monarcas’? Fica na memória para gente refletir esse momento”, contou.

O Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, também participou a justa homenagem ao ex-aluno da instituição, com a apresentação de três peças que marcaram a carreira dele, com ‘Que Linda é a Vida’ (Angelo Reale Filho); ‘La Cumparsita’ (Matos Rodríguez) e ‘O Primeiro e o Último Mate’ (Rodrigo Bauer / Vantuir Cáceres), que foram apresentadas pelo estudante Murilo Dassi e o professor Rodrigo Sabbi.

O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, entregou de forma oficial, uma homenagem a esposa de Gildinho, dona Santa. “A Feira do Livro celebra a história e a cultura do município. Gildinho é história e cultura. Que honra fazermos esse tributo contando com familiares e amigos”, disse. A homenagem foi encerrada com um show do grupo ‘Os Monarcas’.


FONTE: Prefeitura de Erechim - SMGG - Diretoria de Comunicação
Notícias Relacionadas »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp