Nesta segunda-feira (23), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), aconteceu o encerramento do projeto que fortaleceu a formação das professoras da Educação Infantil, voltada para o desenvolvimento da leitura e escrita na Pré-Escola. Desde o segundo semestre de 2024, o município de Erechim desenvolveu e foi polo do projeto LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, que faz parte das ações do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com as Universidades públicas da região sul e com a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de qualificar as práticas pedagógicas nas escolas do Sistema Municipal de Ensino.
Mais de 200 profissionais da educação do Município e da região, entre professores, coordenadores pedagógicos e equipes diretivas, participaram de formações mensais que promoveram reflexões sobre o papel da linguagem na infância, com foco na escuta atenta, no registro pedagógico e no respeito aos tempos e modos próprios da criança de se expressar, pensar e interagir com o mundo. Além de Erechim, os municípios polos foram: Tapejara, Nonoai, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, São Valentim, Maximiliano de Almeida e Cacique Doble.
O evento contou com a contribuição da Professora Dra. Adriana Salete Loss, da UFFS, Professora Ma. Rosângela Fátima Dalagnol e Professora Esp. Luana Rotta Confortin, do Colégio Marista Medianeira.