Desde a noite de quarta-feira, vários jornalistas especularam sobre uma negociação histórica. Ela poderia envolver sete times, mas nem todos os nomes eram conhecidos. Até então, tudo era um rumor. Entre as poucas coisas que vazaram, uma delas é que a troca de Kevin Durant para o Houston Rockets teria uma expansão jamais vista na NBA.
De fato, foi. A troca que mandou Kevin Durant ao Rockets conta ainda com Atlanta Hawks, Brooklyn Nets, Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Minnesota Timberwolves, além do Phoenix Suns. Até então, o maior negócio que a NBA já tinha visto foi na offseason de 2024, quando Klay Thompson foi para o Dallas Mavericks com seis equipes.
Havia o rumor de que a troca poderia contar com muitos jogadores, mas o certo era que vários deles já haviam sido noticiados desde o Draft da NBA. Entre as especulações, por exemplo, estava a ida de Cam Whitmore (Rockets) e/ou Nick Richards (Suns) para o Lakers. No entanto, com a volta de Jaxson Hayes paa o time de Los Angeles, além de a equipe fechar com Deandre Ayton, Richards não deve chegar.