O Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim tem sido pauta de inúmeras formações e debates por apresentar resultados tão significativos em seus três anos de existência.
A diretora do programa, Ariane Pasuch, acompanhou os estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para finalização das disciplinas de Biomonitoamento e Toxicologia Ambiental e Sustentabilidade Ambiental, com uma visita técnica a uma das propriedades aderidas.
Na última semana, acompanhados pelo proprietário do imóvel rural, Adelino Lara, os acadêmicos puderam verificar como a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) estão sendo realizadas pelo PSA, também como o manejo adequado e o consórcio entre plantas nativas pode ser rentável, oferecer a manutenção e a restauração das áreas onde nascem os rios que abastecem a cidade.
Os professores Aline Pompermaier, Paulo Hartmann e a secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso, promoveram uma conversa na UFFS, onde os estudantes puderam aprender sobre o Programa de PSA, as legislações evolvidas e as formas de restauro das áreas de nascentes e rios, controle de erosão e redução no assoreamento dos cursos d’água.
Em seguida, foi realizada a visita técnica para ver na prática como são acompanhadas as propriedades participantes do programa, bem como, quando necessário, como é realizado o manejo da vegetação ou substituição das árvores nativas plantadas.