Dois projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de Erechim foram selecionados para participar da SBPC Jovem 2025, mostra científica que integra a programação da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada até o dia 19 de julho, em Recife (PE).
A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso apresentará um álbum de figurinhas educativo sobre a Lei Maria da Penha, enquanto a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco levará uma pesquisa sobre a produção de bioplásticos a partir de amido de milho.
O álbum de figurinhas sobre a Lei Maria da Penha é resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido pela Escola João Caruso no contexto do Agosto Lilás, desde 2023. Idealizado em aulas de Publicidade e Marketing, o material propõe uma abordagem lúdica para um tema sensível, facilitando o entendimento das cinco formas de violência previstas na legislação.
Já a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco será representada por estudantes do Ensino Médio que desenvolveram bioplásticos utilizando amido de milho como matéria-prima. O projeto foi orientado pela professora de Química Jéssica Andressa da Rosa e nasceu da busca por alternativas sustentáveis aos plásticos convencionais, com foco nos impactos ambientais e na presença das mulheres nas ciências.