As aulas na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, serão retomadas nesta quinta-feira, 17 de julho. As atividades na instituição estavam suspensas há uma semana, após um ataque a facadas cometido por um adolescente de 16 anos, que resultou na morte do aluno Vitor André Kungel Gambirazi, de nove anos.
Duas meninas de oito anos e uma professora de 34 anos também ficaram feridas no atentado, mas já receberam alta hospitalar e se recuperam em casa. Nas outras quatro escolas do município, as atividades foram retomadas na segunda-feira (14).
Protocolos de segurança foram implementados em todas as escolas do município. As medidas incluem policiamento reforçado de maneira integral e a instalação de dispositivos de segurança, como botões de pânico e sinais de alerta. A investigação do caso, conduzida pela Polícia Civil de Getúlio Vargas, ainda não foi concluída. O prazo inicial, que era segunda-feira (14), foi estendido devido a um pedido de novas diligências para ajudar a entender a motivação do atentado. A expectativa é que a conclusão ocorra até o fim desta semana. O adolescente autor do ataque segue internado provisoriamente em um centro de atendimento socioeducativo da Região Norte. A medida inicial tem duração de 45 dias, mas pode ser estendida para até três anos, dependendo de decisão judicial.