A cidade de Getúlio Vargas se prepara para receber, entre os dias 23 e 25 de julho, o Fórum da Educação 2025, evento que consolida o município como referência regional e nacional em formação continuada de educadores. A programação será realizada nas dependências da UNIDEAU e reunirá profissionais da educação de diversas regiões, com atividades voltadas à atualização pedagógica, inclusão, inovação e diálogo entre ciência e prática docente.
A realização é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), com o apoio de instituições como URI Erechim, UNIDEAU, UFFS, UPF, IFRS, Te AcolheRS, Conselho Municipal de Educação (CME), NIAE e profissionais da rede pública e privada de ensino.
O evento inicia na quarta-feira (23/07), às 8h, com solenidade oficial e apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense, seguida da conferência de abertura conduzida pelo professor doutor Ricardo Mariz, com mediação da secretária municipal de Educação, Luciane Spanhol Bordignon.
Na quinta-feira (24/07), o foco será nas oficinas pedagógicas, com temas variados que vão desde práticas de alfabetização e psicomotricidade até inteligência artificial e educação étnico-racial.
A sexta-feira (25/07) será marcada por conferências de alto nível. Pela manhã, o médico neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz abordará o tema "Autismo e Inclusão", com mediação da neuropsicóloga Diane Lorenzi, do programa TEAcolhe.
O Fórum é aberto a professores de todas as redes (municipal, estadual e privada), pesquisadores, acadêmicos, lideranças e demais interessados em refletir sobre os rumos da educação.