Egresso do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, Maicon Rodrigues da Silva conquistou o prêmio de Trabalho Destaque no I Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade e III Workshop Estadual sobre Manejo Fitossanitário (ENFIT-Sul). O estudo foi considerado o melhor trabalho científico da sessão Plantas Daninhas e Tecnologia de Aplicação. O evento foi realizado em Chapecó de 4 a 5 de maio e teve 79 estudos apresentados por autores de diversas instituições.
Maicon apresentou um trabalho desenvolvido nas Áreas Experimentais da Universidade durante a safra de outubro de 2018 a abril de 2019, envolvendo a cultura do milho e aplicação de herbicidas de forma isolada ou em misturas em tanque, sob orientação do professor Leandro Galon. Conforme os pesquisadores, havia uma lacuna de informações: dentre os muitos herbicidas existentes no mercado, não se sabia quais eram possíveis misturar em tanque, ou qual é melhor usar em pré-emergência do milho ou em pós, ou se é melhor usar de modo associado (os de recomendação em pré-emergência em pré e os de pós-emergência em pós).
A descoberta foi de que o uso do 2,4-D em mistura com outros herbicidas aumentou significativamente a fitotoxicidade ao milho e, nesse caso, recomenda-se cuidado ao associar esse produto com outros para o controle de plantas daninhas. As misturas em tanque do 2,4-D com os herbicidas nicosulfuron, tembotrione, mesotrione e glyphosate demonstram maior fitotoxicidade ao híbrido de milho Forseed 2A521 PW e efeito negativo nos componentes de rendimento de grãos.